13 Alimentos Que Aceleram Seu Emagrecimento e Sua Saúde

Todos aqui já sabem que em uma alimentação Lowcarb priorizamos os alimentos de verdade e evitamos os alimentos multiprocessados, afinal eles estão cheios de açúcares escondidos e conservantes.

Aqui emagrecemos comendo alimentos naturais baixos em carboidratos porém ricos em nutrientes, o que nos faz queimar gordura naturalmente.

Às vezes, pequenos hábitos implantados em nosso dia-a-dia irão ter um efeito borboleta e gerar resultados grandiosos.

A você que é apressadinho: sim, estes hábitos também irão te mostrar resultados rapidamente!

Enfim, com tanto benefício, por que será que as pessoas ainda continuam dando soco em pedra? Vai saber….

Vamos lá, para os 13 alimentos comuns que são grandes aliados ao seu objetivo de emagrecimento verdadeiro e saúde de ferro:

Os 13 Super Alimentos

1 – Café

Eu adoro café. A verdade é que eu sempre tomei café, só que o que eu não sabia é que – antes de aprender a tomar café puro, sem adoçar – eu gostava era do sabor doce e não de café. Mas agora eu posso dizer que adoro saborear vários tipos de cafés, sejam eles tradicionais ou encorpados.

Você já experimentou fazer o desafio dos 7 dias de café sem adoçar? Experimente e veja se você realmente gosta de café ou do sabor doce, dê-se a chance de provar essa experiência. Se não conseguir tomar café sem adoçar, adoce com uma opção natural de adoçantes como Stévia, Xilitol ou Eritritol.

Eu gosto de saborear o verdadeiro sabor do café puro e aromático.

Se você for sensível à cafeína, tudo bem, não tome café das 14h em diante para evitar problemas no sono.

2 – Couve-flor e Brócolis

Ambos são ricos em nutrientes, fibras e vitaminas, enquanto trazem uma quantidade saudável de carboidratos para o seu corpo.

O que a maioria das pessoas não faz é deixar estes alimentos saborosos. Uma sugestão básica é: depois de cozinhá-los no vapor, refogue-os em um pouco de alho e manteiga – e isso nos leva ao próximo alimento.

3 – Manteiga

Tão demonizada pela mídia por décadas e, no final das contas, ela é super saudável! A indústria acabou inventando a margarina para tentar ser uma opção “saudável”, e eu acredito que a margarina é um dos grandes responsáveis pelo aumento descontrolado de problemas cardíacos no Brasil e no mundo.

Já a manteiga de qualidade tem sido consumida por seres humanos há MUITO tempo. São gorduras naturais, saudáveis e amigas do corpo humano.

Evite margarinas, carboidratos refinados, açúcares e óleos vegetais (canola, girassol, soja, etc.) – isso sim causa problemas!

Confira aqui minha receita de como fazer manteiga ghee facilmente em casa.

4 – Abacate

Maravilha de alimento!

Riquíssimo em gorduras saudáveis e baixíssimo em carboidratos! Utilize abacates como preferir no seu dia-a-dia. Faça guacamole, coma-os com sal, sem sal, na salada, com limão, etc.

Este alimento irá potencializar sua saúde e garantir muito mais saciedade!

5 – Chocolate

O quê??? Sim, chocolate é algo legal pra sua saúde, pois é um potente antioxidante e legal para o emagrecimento DESDE QUE seja chocolate de verdade e não estas pastas de açúcar que são vendidas por aí.

O que eu quero dizer é que você deve, no mínimo, exigir um chocolate que seja 70% cacau. No mínimo! Eu, particularmente, só como chocolate acima de 80%. Um ou dois pedacinhos por dia antes de dormir, por exemplo, é uma ótima adição.

A manteiga de cacau é saudável ao corpo humano e ajuda também no emagrecimento. Se você está acostumado a comer chocolate ao leite, vai levar um tempinho para se adaptar ao verdadeiro sabor do chocolate, do cacau! Porém, a pergunta é: Sua saúde merece qualidade?

Quer saber como fazer sobremesas deliciosas de chocolate, dentre outras delícias low carb? Confira aqui!

6 – Coco

Poucos alimentos são tão versáteis e saudáveis como o coco. Coma coco como quiser: in natura, use seu óleo, seu leite, ralado para fazer bolos e etc.

Na fase do emagrecimento vamos evitar a sua água, pois é nela que está contido todo o seu açúcar, que é um potente carboidrato.

A dica principal é: utilize óleo de coco para cozinhar quando possível e até mesmo no café. Da mesma forma, utilize leite de coco também! (Sem ser light ou diet, sem ser adoçado. Você quer integral e dê preferência ao caseiro!)

O coco é riquíssimo em gorduras naturais, fibras e baixo em carboidratos. Enfim, é um ótimo alimento que faz parte do meu estilo de vida alimentar!

Confira aqui como fazer seu leite de coco e farinha de coco em casa.

7 – Azeitonas

Sim, azeitonas, ricas em óleos naturais, baixas em carboidratos e muito saborosas! Vale evitar o consumo excessivo de sódio ao comer azeitonas em compota, porém, a azeitona em si é um ótimo alimento que vale a pena receber atenção!

Dica: enxague as azeitonas em conserva antes de utilizá-las.

8 – Ovos

Se existe um alimento que realmente se sobressai a qualquer outro, é o ovo de galinha!

Por muito tempo, os ovos vêm sido injustamente julgados. O ovo de galinha, incluindo sua gema e clara, é um dos alimentos mais saudáveis existentes na terra. Se você ainda é preso a idéias antigas, de que ovos são cheios de colesterol e, por isso, precisam ser evitados, existem vários estudos da ciência mostrando exatamente o contrário.

Saiba como fazer deliciosas receitas low carb de café da manhã, confira aqui!

9 – Batata doce

Ah, quem não gosta de batata doce? Eu adoro! Esta á uma opção de carboidrato de extrema qualidade. Por se tratar de um carboidrato, eu, particularmente, faço as batatas no vapor para comer depois da academia, evitando assim possível pico de insulina.

Tenha em mente que batata doce é um alimento rico em carboidratos, ou seja, dependendo do seu objetivo de emagrecimento, talvez seja melhor controlar o consumo, porém, falando em saúde, a batata doce só tem a agregar.

Eu, normalmente, faço-as no vapor, corto na metade, espalho manteiga em ambas partes, coloco uma pitada leve de sal e umas pitadas de canela e pronto! Delícia!

10 – Abóbora

Seguindo a onda de opções de carboidratos de qualidade, a abóbora também se posiciona bem! O alerta também é válido aos que querem priorizar emagrecimento, porém, como alimento saudável, a abóbora merece seu lugar (claro, sem açúcar né, por favor… mas manteiga aqui é muito bem vinda também!).

11 – Mirtilo

As famosas blueberries! Em se tratando de frutas, sempre é sugerido o grupo das berries em vez de frutas densas e açucaradas. Mirtilos, framboesas, morangos e etc. são ótimas opções, com índice glicêmico baixo e ricas em vitaminas, adicionam um sabor especial ao seu dia a dia, enquanto favorecem sua saúde e emagrecimento.

Eu adoro adicionar mirtilo ao meu Kefir ou iogurte natural à noite quando como. Dica: Opte por iogurte natural (sem açúcar) e com, no mínimo, 10% de gordura.

12 – Gengibre

Adoro temperos que são salientes e apimentados! Gengibre é multiuso! Em algumas culturas o gengibre é considerado como remédio!

Eu gosto de fazer chá de gengibre em casa. Corto alguns pedacinhos de gengibre natural, adiciono em uma panela com água, fervo um pouquinho, deixo uns 3 minutinhos descansando e pronto. Pego uma peneira e despejo dentro do copo, com algumas gotinhas de Stévia 100%.

13 – Espinafre

O espinafre é um tipo de carboidrato fibroso, que auxilia na digestão, previne a constipação e ajuda a manter níveis baixos de açúcar no sangue.

Adoro incluí-lo nos meus ovos mexidos de manhã.

Agora é com você! Comece hoje mesmo a seguir as dicas de como iniciar uma dieta low carb aqui incluindo mais estes alimentos fortes que vão acelerar ainda mais a sua queima de gorduras.

Gostou deste texto? Curta e compartilhe com seus amigos!

Obrigada e até a próxima!

Adriana Araújo, 41, coach de emagrecimento e estudante de nutrição, mineira de Uberaba, adepta do Low Carb desde 2014. Curiosa por nutrição, saúde e gastronomia. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem vindo!

2 thoughts on “13 Alimentos Que Aceleram Seu Emagrecimento e Sua Saúde”

  1. Bom dia. Minha dúvida é sobre a batata doce.
    Estava estudando sobre o amido resistente e a batata doce é um tuberculo, com carboidratos, esses carboidratos estão contidos no amido como esse amido é resistente nosso corpo não processa ou seja o carboidrato dá batata doce não altera nosso índice glicêmico ou nossa cetose, ele deve ser contabilizado como fibra alimentar.
    Correto?

    1. Olá André como vai? Vamos por partes, Amido resistente (em sua forma pura) não afeta em NADA a glicemia. Tubérculos de uma forma em geral possuem amido resistente mas na sua forma crua, ou seja, se cozinhar a batata ela já perde a melhor parte do amido resistente, se depois de cozida ela for resfriada novamente se forma um outro tipo de amido resistente porém em menor quantidade e deve ser ingerido gelado. Encontramos amido resistente em batatas cruas e banana verde (a fruta). Também encontramos AR no polvilho doce e em fécula de batatas, também devem ser ingeridos crus, eu misturo no meu yogurte ou kefir duas colheres de sopa a noite ou também como a banana verde crua ou batida com kefir. Para mim são as melhores formas de se consumir amido resistente e nutrir minha flora intestinal sem afetar a minha glicemia. A batata doce cozida perde seu amido resistente e pode afetar a glicemia sim.
      Super indico esse post sobre amido resistente, leia aqui: http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/flora-intestinal-3-amido-resistente.html
      Espero ter ajudado, um abraço, Adriana.

Deixe um comentário