Colesterol

E o colesterol em uma dieta LCHF, qual o risco?

Recebi uma pergunta de uma internauta ontem e resolvi fazer este post de uma maneira resumida para auxiliar quem tem dúvidas sobre a dieta LCHF e o colesterol.

Esse é um tema complexo e para uma boa compreensão requer pesquisas e estudos, sobre o que aprendi citarei no final deste post em links sobre o assunto.

Este artigo foi tirado de um grupo low carb do facebook. O original está aqui.

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Muitas pessoas tem dúvidas sobre os preditores de risco cardiovascular. Deixo aqui um texto que o Dr. Flavio Melo postou (no antigo grupo) do que compilou do livro The Perfect Health Diet.

Muitas perguntas giram em torno desse tema: Lipidograma. A opinião de Paul Jaminet, autor do livro “The Perfect Health Diet” e expoente do estilo de vida Paleo é:

Colesterol total – entre 200 e 260
HDL – acima de 60
LDL – acima de 100
TGC – entre 50 e 60
Muito pouco LDL pode significar problemas na tireóide e desencadear problemas imunes;
Muito pouco HDL pode significar dieta mal formulada;
Muito TGC pode significar fontes ocultas de açúcares na dieta (maltilol, xilitol, etc) e carbs em excesso;
Muito pouco TGC também pode afetar o sistema imune; nem muito, nem pouco;

Ele também já comentou no blog sobre os dois maiores preditores de risco cardiovascular (colesterol total / HDL) (triglicerídeos / HDL ).

Faça as contas:
1) Colesterol / HDL = (menor que 4,5)
2) Triglicerídeos / HDL = (menor que 2)
3) HDL acima de 40 – ótimo.

Lembrando que METADE dos pacientes que enfartam tem colesterol normal. Os maiores fatores de risco cardiovascular são inflamação e síndrome metabólica, e não colesterol, muito menos o total e o LDL.

Vou falar sobre o meu colesterol antes e depois da dieta Low-Carb. Depois de vários estudos aprendi que colesterol não é um problema, precisamos dele para sobreviver. Acompanho meus exames com a minha endócrina anualmente e sei que o colesterol muito baixo aumenta o risco de morte por todas as causas, e que a faixa de colesterol com menor mortalidade está entre 200 e 240. Leia mais sobre isso aqui.

Exame do meu último perfil lipídico com gráfico de anteriores aqui.

Adriana Araujo – lipidograma antes e depois de LCHF
06/01/2014 29/03/2016
Colesterol Total – mg/dl 197 250
Triglicerídeos – mg/dl 156 46
HDL – mg/dl 53 85
LDL – mg/dl 113 156
Cálculo de risco
Colesterol/HDL < 4,5 3,72 2,94
Triglicerídeos / HDL < 2,0 2,94 0,54
HDL > 40 53 85

Conforme cálculo de risco do meu perfil lipídico de antes e depois, apesar de meu colesterol total ter aumentado, o cálculo de risco está muito melhor depois que aderi à dieta low-carb do que antes, veja você mesmo os resultados no gráfico acima.

Sobre a dieta e as gorduras, desde o início troquei gorduras inflamatórias como é o caso dos óleos de laboratórios tipo soja, canola, milho, margarinas… por óleos do bem, como a banha de porco, manteiga de leite, azeite de oliva, óleo de coco, e também as gorduras naturais contidas nos alimentos como a carne e a gordura contida nela, o ovo com a gema, abacate e coco são frutas com maior teor de gorduras e menos açúcar (frutose-carboidrato), no final estamos deixando de usar o que a indústria impõe, para utilizar os alimentos que são comida de verdade. Pense nisso!

Não necessariamente aumentei o consumo de gorduras na dieta, mas sim fiz trocas saudáveis por comida de verdade ao invés de processados, não é por que é LCHF que vou me encher de gordura, não, eu apenas deixei de evitar as gorduras naturais contidas nos alimentos que os animais e a natureza nos dão. Certo?

O Dr José Carlos Stumpf Souto do blog http://www.lowcarb-paleo.com.br já fez vários posts sobre Colesterol onde esclarece o assunto:

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/08/sobre-importancia-de-compreender.html

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/10/a-midia-se-rende-iii-gordura-saturada.html

http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/11/colesterol-ix-documentario-australiano.html

Neste link você encontrará outros links para artigos anteriores de I à XIII sobre colesterol

 

Adriana Araújo, 41, coach de emagrecimento e estudante de nutrição, mineira de Uberaba, adepta do Low Carb desde 2014. Curiosa por nutrição, saúde e gastronomia. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem vindo!

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