Manteiga Ghee – O que é e Como fazer?

O que é Manteiga Ghee ou Manteiga Clarificada?

A manteiga Ghee (ou Clarificada) é o óleo purificado da manteiga, no qual toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.  Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ouro líquido que aparece nas antigas escrituras indianas. E este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.

O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.  É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores.

Durante este processo, a manteiga sem sal é derretida, devagar, e as impurezas vêm para a superfície em blocos, formando uma camada de espuma densa. Esta espuma é retirada várias vezes, até que se eliminem todos os resíduos da manteiga, até que toda a água evapore e reste apenas o óleo, que é então coado em um tecido fino. O processo de clarificação da manteiga dura em torno de 1 hora, dependendo da quantidade usada.

Na Ayurveda, o Ghee é considerado Rasayana, ou seja, um alimento rejuvenescedor e regenerador, um tonificante que aumenta a força e a expectativa de vida, de propriedades emolientes, que serve de base para diversas preparações medicinais – é considerado um ótimo “portador” para todas as ervas que são tomadas com ele. Além disso é utilizado em técnicas de massagens, pois nutre tecidos profundos, sendo muito bom para peles secas e para prevenir rugas. Ele é bom para todo o tipo de pessoas.

Também é extremamente benéfico para o fígado, útil para inflamações gastrointestinais e no combate a úlceras, ajuda a equilibrar o fogo digestivo no organismo, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões, a melhorar a memória e é utilizado em algumas técnicas para refrescar e nutrir os olhos.

Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos.

Aqui em casa já é rotina o uso diário da manteiga ghee no preparo de alimentos como ovos, legumes e carnes.

Quais os benefícios da manteiga Ghee?

  • Antioxidante – É rico em vitaminas lipossolúveis A, D, E, K2 e CLA (Ácido Linoleico Conjugado), a vitamina A é uma das responsáveis por aumentar a longevidade, pois é antioxidante e, com isso, pode combater os radicais livres, que em excesso são responsáveis pelo envelhecimento celular e até o desenvolvimento de algumas doenças.
  • É rico em butirato, um ácido graxo saturado de cadeia curta, ligado a uma resposta imunológica que pode diminuir a inflamação e ajudar a melhorar o sistema digestivo.
  • É uma gordura saudável para o colesterol – a manteiga Ghee não altera o colesterol, pois não é uma gordura que sofre saturação.
  • Possui um tipo de gordura importante para a nutrição da mucosa intestinal, responsável pela absorção dos nutrientes, por isso precisa estar em ótimo funcionamento, para garantir que todos os nutrientes ingeridos sejam absorvidos de maneira correta.
  • Realça o sabor dos alimentos.
  • Não contém sódio e nem lactose.
  • Possui fácil digestão.

Estes são apenas alguns dos principais benefícios de se utilizar diariamente o Ghee.

Neste fim de semana, postei em meu Instagram (@dryka_lowcarb) passo-a-passo de como fazer a Ghee em casa! É muito simples. Comece agora mesmo a desfrutar de todos os benefícios deste ouro indiano! Vejam o vídeo:

Sou amadora em vídeos ainda, mas espero que tenham gostado e entendido como fazer. Qualquer dúvida é só perguntar aqui!!!
Gostou deste artigo? Deixe um comentário, compartilhe com seus amigos!
Desde já muito obrigada e até a próxima!

Adriana Araújo, 41, coach de emagrecimento e estudante de nutrição, mineira de Uberaba, adepta do Low Carb desde 2014. Curiosa por nutrição, saúde e gastronomia. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem vindo!

6 thoughts on “Manteiga Ghee – O que é e Como fazer?”

  1. Olá Adriana, em minhas leituras encontrei vc e fiquei muito grata. É sempre bom ler o q pessoas já na estrada há longo tempo. Isso é o q me fez chegar na solução da minha questão genética de obesidade. Fazendo os acertos alimentares e fluindo segura e grata. Passei por muitos seguimentos nutricionais ao longo de mais de 40 anos. Venho montando meu manual. Sei q mesmo natural, nem todo alimento combina com o organismo da gente. É preciso desenvolver a percepção disso . E ir anotando o q de fato pra gente cai bem e criar em cima disso refeições agradáveis. Aprendi já muita coisa com essa gente boa q tem trazido a luz sobre alimentação paleo e lowcarb. Fico muito feliz. Aprendi a fazer a ghee tbm, e me cai muito bem no digestório. Sou sensível à lactose. Vez ou outra uso algo com leite de cabra. A ghee , felizmente me cai bem. Aprendi tbm a fazer o iogurte de coco. Estou sentindo q cai bem tbm. Agora estou começando com os fermentados. Algo q me encanta. hà uma infinidade de maneiras de se criar nisso tbm. Enfim. Sou grata pelo seu trabalho disponibilizado. Acompanharei.

    1. Olá Sandra, como é gratificante ouvir suas palavras, saber que de alguma forma eu consegui ajudar você, saiba que você está no caminho certo em se conhecer melhor e saber ao certo o que é bom pra você mesma, pois isso é muito individual, o legal é que dentro da lowcarb e da paleo são muitas opções que podem se encaixar no dia a dia de cada um, amei sua ideia de criar um diário alimentar, isso vai te ajudar a ter clareza do caminho que você quer e deve seguir! Parabéns pela atitude, toda grande jornada começa com um primeiro passo e você está dando o seu! Conte comigo sempre, grande beijo, Adriana.

Deixe um comentário