Requeijão Cremoso Caseiro

Requeijão Cremoso Caseiro

Oi, gente, tudo bem?

Essa semana fiz um vídeo no insta ensinando como se faz um requeijão cremoso em casa – sem conservantes, sem amido, sem bruxarias!!!

Ingredientes:

1 litro de leite integral

1 xícara de leite integral (usamos para dar o ponto cremoso do requeijão)

3 colheres de sopa de vinagre de maçã

3 colheres de sopa de manteiga de leite ou Ghee

3 colheres de sopa de queijo ralado (parmesão ou outro queijo amarelo que você goste – opcional)

Sal a gosto (o queijo ralado já costuma dar o ponto do sal)

#dicadaDryka: se quiser usar essa receita no preparo de uma sobremesa, como um cheesecake por exemplo, basta não acrescentar o queijo e o sal, ok?!

Modo de preparo:

Ferva todo o leite (inclusive o da xícara) e, depois, separe o leite na xícara novamente. Acrescente o vinagre ao litro de leite e mexa por um minutinho até formar os pedacinhos de queijo. Separe esse queijo do soro com a ajuda de uma peneira ou um pano: coe essa mistura e dispense o soro. A massa do queijo que foi coada vai para o liquidificador juntamente ao queijo ralado, a manteiga e metade da xícara de leite (que você havia separado). Vá batendo e acrescente o restante do leite da xícara até a massa ficar fininha e homogênea (esse é o momento em que você vai decidir o ponto que prefere seu requeijão)! Coloque em uma vasilha com tampa e leve para gelar. Dura até uma semana!

Segue abaixo um vídeo do passo-a-passo da receita:

Façam e me contem se gostaram! Aproveitem e me sigam no instagram (@coachadrianaaraujo)!

Por hoje é só. Obrigada e até a próxima! 🙂

Gostou desta receita? Compartilhe com seus amigos.

Quer ganhar um corpo magro e saudável em pouco tempo? 
Então Baixe o E-BOOK GRATUITO onde eu revelo os 10 Segredos para Você Ser Magro de Vez!

 

Adriana Araújo, 41, coach de emagrecimento e estudante de nutrição, mineira de Uberaba, adepta do Low Carb desde 2014. Curiosa por nutrição, saúde e gastronomia. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem vindo!

44 thoughts on “Requeijão Cremoso Caseiro”

  1. Olá!
    Considerando que 200ml de leite integral tem 9g de carbo e que se utiliza 1l e 1 xícara na preparação, como fica a contagem de carbos desse requeijão?
    Obrigada!

    1. Olá Flávia como vai? Quando colocamos o vinagre no leite para separar o soro do queijo quase toda a quantidade de lactose (açúcar do leite) vão embora junto com o soro ao coar, ficando apenas o queijo, por isso a quantidade de carboidratos neste caso diminui drasticamente! Esse requeijão é muito mais saudável e low carb. Faz e depois me conte se gostou!

      1. Ola querida. Eu fiz e estou super feliz q deu certo e ficou boom!!! Moro no EUA e aqui não tem, já buscava receitas, porém todas iam Amido, já essa além de poder usar nas dietas fica otimo!!! Obrigada por contribuir!!!!

        1. Olá Camila, muito obrigada pelo seu feedback, não faz ideia do quanto fiquei feliz em saber de sua experiência! Muito obrigada e conte comigo sempre que precisar. Um beijo, Adriana.

        1. Olá Daniela, seja bem vinda, acredito que tem aproximadamente 10g de carboidratos a receita toda, já calorias não sei dizer! Espero ter ajudado. Um beijo. Adriana.

  2. Adriana, fui fazendo o passo a passo. Quando vi no vídeo que seu leite coagulou e o meu não adicionei mais uma colher de vinagre, ou seja, 4. Aí sim ficou igual ao seu do vídeo. O resto deu tudo certo e ficou uma delícia. Faço muito panini e o gosto deste requeijão estar melhor que os que eu comprei até agora, mesmo porque minha esposa só comprava daqueles grandes e tinha amido.

    1. Olá Hugo, obrigada por compartilhar sua experiência conosco, sim dependendo do tipo de leite pode ser necessários mais uma colher de vinagre para coagular, aqui em casa todos amam esse requeijão, o sabor realmente é muito melhor que o industrial e muito mais saudável! Grande abraço!

    1. Oi Carlas, pode ser qualquer queijo, mas fica melhor com queijo curados aqueles que dão para ralar! Faz aí e me conta o que achou! bjo

    1. Qualquer leite tipo integral, eu prefiro os que vendem em geladeira pois contem menos conservantes que os de caixa! Faz aí e me conte como ficou! bjo

  3. Fiz adorei..mas com leite *A*saquinho rendeu + …uma delícia
    Não tem o que dar errado. Obrigada pelas dicas é outra vida!

    1. Manteiga de leite você encontra em supermercados comuns, ela vem em potinhos de plástico ou em tabletes. A manteiga ghee já encontrei em lojas Mundo Verde, mas eu ensino como fazer em casa aqui no blog, sai bem mais em conta que comprar pronto. Faz aí e me conte como ficou! Um beijo, Adriana.

  4. adorei o blog to pensando em começar a seguir o estilo de vida low carb e gostaria de saber se posso fazer esse requeijão e conservar por um tempo, ou se é somente para uso imediato .

    1. Olá Ju seja bem vinda!!! Pode sim ju, ele fica até uma semana na geladeira, eu sempre guardo em potes de vidros com tampa, para limpar eu fervo o vidro e a tampa em uma panela por alguns minutos antes de colocar o requeijão. Fico super feliz de ter você comigo na busca por uma vida mais saudável e feliz. Conte comigo sempre! Boa sorte. Um Beijo, Adriana.

    1. Pode tentar com manteiga de coco, mas o melhor seria a de leite, qual o problema com a manteiga de leite?

  5. Não tinha parmesão então fiz com roquefort e reino ( tinha um pedacinho de cada) e o vinagre usei de vinho branco. Ficou maravilhoso. Pode fazer sem medo.

    1. Olá Denise, muito obrigada pelo seu feedback, eu também uso qualquer queijo que eu tenho aqui na hora de fazer, o legal é variar mesmo e descobrir novos sabores! Grande beijo, Adriana.

    1. Olá Hamanda como vai? Confesso que nunca tentei com o leite de amêndoas não saberia dizer se daria certo ou não, mas vou pesquisar sobre isso e se encontrar alguma coisa te aviso aqui! obrigada pelo seu contato, grande beijo, Adriana.

  6. Olá
    Fiz o requeijão, ou melhor, tentei fazer, mas não ficou com pedaços de queijo, só talhou o leite, mas ficou líquido. O que será que aconteceu?
    Ivone

    1. Oi Ivone como vai? Ele tem que talhar mesmo, depois disso vc deve coar e usar a massa que sobra na peneira para bater juntos com os demais ingredientes no liquidificador, espero ter ajudado, um abraço, Adriana

  7. Olá!
    Fiz a receita e deu tudo certo! Só notei que ficou um pouquinho farinhento ao saborear.. Será o queijo?
    Muito obrigada!

    1. Olá Patrícia, pode ser duas coisas o queijo muito curado e seco ou talvez não tenha batido bem, experimente bater com ele ainda quente, assim que você escorrer a massa ajuda a dar uma textura mais fina. Faz aí e me conte! Um beijo, Adriana.

Deixe um comentário