O que é Kefir?

O que é Kefir?

Kefir é um probiótico parecido com o iogurte. Ele é um conjunto de bactérias que se alimentam da lactose e promovem a fermentação de um alimento, tornando-o potente probiótico.
Mas como assim, bactérias??? SIM! Quem entende de saúde sabe da importância das bactérias para qualquer ser vivo.
O Kefir de leite fermenta a lactose (também seus produtos, galactose e glicose) presente no leite de vaca ou de outros animais.

Benefícios comprovados do Kefir:

#1 – Ajudam a combater problemas digestivos

Probióticos como o kefir ajudam a restaurar o balanço das bactérias “do bem” do nosso intestino.

#2 – Normalmente pode ser ingerido por quem tem intolerância à lactose

Isso acontece porque a bactéria do ácido lácteo presente no kefir transforma a lactose em ácido lácteo. Por esse motivo, o kefir tem bem menos lactose do que o leite – além de ter enzimas que ajudam a quebrar ainda mais a lactose.
Se você tem uma intolerância muito severa, opte pelo kefir de água, suco ou de água de coco que são alternativas 100% seguras, pois não têm nada de lactose.

#3 – Tem fortes propriedades antibacterianas

Determinados probióticos do kefir protegem contra infecções – incluindo o probiótico que é único do kefir: Lactobacillus kefiri. Pesquisas mostram que esse probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias prejudiciais, como a salmonela, E. coli e Helicobacter pylori. Além disso, um carboidrato encontrado no kefir, o kefiran, tem propriedades antibacterianas.

#4 – Fortalece os ossos e diminui as chances de osteoporose

O kefir é uma excelente fonte de cálcio e por isso é ótimo para retardar a progressão da osteoporose, que é uma doença que enfraquece os ossos.

#5 – É um probiótico melhor do que o iogurte

Como já mencionei, os probióticos são microorganismos muito benéficos a saúde. Auxiliam na digestão, controle de peso e saúde mental.
Apesar do iogurte ser o probiótico mais popular, o kefir se mostra melhor do que o iogurte, e isso ocorre porque os grãos de kefir têm aproximadamente 30 diferentes bactérias e leveduras capazes de auxiliar nossa saúde – enquanto outros probióticos têm bem menos bactérias e, muitas vezes, nem têm leveduras.

#6 – É uma fonte de vários nutrientes

O kefir contém:
Proteína, Cálcio, Fósforo, Vitamina B12, Riboflavina (vitamina B2), Magnésio e Vitamina D, além de ácidos orgânicos e peptídeos que auxiliam a saúde.

#7 – Soro de Kefir: O “WHEY PROTEIN” caseiro.
O whey protein, consumido por quem malha e quer aumentar a massa muscular, nada mais é do que o soro do iogurte processado e transformado em pó. O soro do kefir é ainda mais nutritivo. Para conseguir esse soro, é necessário deixar o kefir de leite coando em um pano de prato ou coador de café por algumas horas.

Faz aproximadamente um ano que aderi ao uso diário do Kefir de leite. Desde então, não tive mais problemas com azia e queimação – além de meu intestino agora funcionar até duas vezes ao dia. Não vivo mais sem meu Kefir.

Kefir é vida!!

Como fazer Kefir?

O mais comum é o kefir de leite, que é o que eu utilizo no meu dia-a-dia.

Deixe-o fermentando no leite integral por, no mínimo, 24hs. O kefir promove a fermentação natural do leite conforme os lactobacilos vivos vão se alimentando da lactose – dessa forma, quem tem intolerância ao leite, por conta da lactose, pode consumir o kefir.

O gosto é muito parecido ao do iogurte, mas é mais saudável por conter maior quantidade de bactérias do bem. Eu gosto de usar o leite integral refrigerado ao invés do de caixinha, pois o de caixinha contém conservantes que podem prejudicar a cultura do seu kefir. Aqui em minha cidade eu utilizo o integral da marca Porto Real.

Existe também o kefir de água, que se alimenta do açúcar mascavo e também pode ser usado para fermentar sucos de frutas ácidas. Algumas pessoas colocam os grãos em suco de uva e o resultado fica parecido com vinho levemente frisante.

Como conseguir Kefir?

No Brasil existe uma espécie de rede de doação de kefir. Isso acontece porque o kefir se multiplica rapidamente e com isso, as pessoas tem que doá-los.

Procure por grupos ou páginas no Facebook de doadores de kefir ou em sites/blogs. Não vou colocar nenhum link aqui porque essas listas ficam desatualizadas rapidamente, mas são bem fáceis de encontrar.

Procure o doador de kefir mais próximo de você e adquira já o seu. Experimente!

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Até a próxima!

Adriana Araújo, 41, coach de emagrecimento e estudante de nutrição, mineira de Uberaba, adepta do Low Carb desde 2014. Curiosa por nutrição, saúde e gastronomia. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem vindo!

8 thoughts on “O que é Kefir?”

    1. Se o leite de caixinha não tiver o conservante ele azedaria em poucas horas! Para preparar o Kefir eu sempre indico os leites resfriados integrais.

  1. Esses benefícios do Kefir são compro vador por quem? Até onde eu sei não existem estudos científicos com Kefir. Se vc tiver, gostaria das fontes, pois me interessa muito. Obrigado!

    1. Olá Daniel, boa parte dos benefícios potencialmente relacionados ao consumo de kefir provavelmente se deve à modulação da microbiota intestinal, já que este é um alimento produzido a partir da fermentação do leite. E como o kefir é um alimento extremamente rico em dezenas de cepas de bactérias e fungos, o consumo dessa bebida invariavelmente levaria ao aumento na diversidade de micro-organismos presentes em nossos intestinos. A maioria dos benefícios citados aqui vem de depoimentos de vivência de pessoas que melhoraram sua saúde em algum ponto após introduzir o uso diário de kefir, eu sou uma prova viva disso, segue para sua apreciação alguns ensaios clínicos que eu já li sobre kefir, espero ter ajudado.
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10713750
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11114680
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11722966
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15542102
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15815206
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21663486
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25191600
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23985870

    1. Oi Natalia, como vai? Seja bem-vinda! Até 150 ml de kefir ao dia é tranquilo para quem está em processo de emagrecimento!!! Um Beijo.

    1. Olá Andreia, procure por “doadores de kefir” no facebook, você vai encontrar vários no Brasil todo com certeza tem em Uberlândia!!! Um beijo, Adriana.

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