Low Carb Infantil

35
40519

Low Carb Infantil

Este é um tema sobre o qual sempre quis falar aqui no blog, alguns de vocês que conhecem minha história sabem que a minha maior inspiração para mudar de vez de vida foi meu filho mais novo, Gabriel, que aos 14 anos estava pesando quase 100kg e já estava diabético.

Como criar crianças com comidas de verdade

Alimentação Infantil Low Carb

Este artigo foi traduzido do site DietDoctor.com e pode ser conferido na íntegra e em inglês aqui.

A obesidade infantil é um grande problema atualmente. Muitos pais estão se perguntando – como se cria as crianças sem alimentá-las com carboidratos em excesso?

Esse é um post colaborativo de Libby Jenkinson, uma farmacêutica registrada, mãe de 3 crianças, e fundadora do ditchthecarbs.com, o principal site low carb da Nova Zelândia e Austrália.

Tradução de Hellena Guimarães.

Low Carb Infantil

A importância nutricional da comida de verdade na saúde e desenvolvimento das crianças não pode ser enfatizada o suficiente. Todas as crianças são beneficiadas ao diminuírem seu consumo de açúcar e carboidrato, principalmente de comidas processadas e Junk Foods.

A ênfase da Low Carb Infantil deve estar em dar às crianças refeições saborosas e densas em nutrientes. As crianças não deveriam depender de doces, grãos e lanches com alto carboidrato (high carb). Low Carb é sobre voltar ao básico – carnes, vegetais, frutas com pouco açúcar, sementes, oleaginosas e gorduras saudáveis. Comida de verdade é comida simples.

Muitos críticos pensam que nós pregamos No Carb (zero carboidratos), mas nós somos Low Carb (baixo carboidrato). A principal fonte de carboidratos deve ser vegetais, oleaginosas, laticínios e frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora…), ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

As crianças precisam receber todos os nutrientes necessários para seus corpos em desenvolvimento, mas conseguem facilmente isso sem o açúcar e o carboidrato da dieta moderna. Ao remover comidas processadas de suas dietas, elas tornam-se low carb quase que por conseqüência.

GUIA PRÁTICO DA ALIMENTAÇÃO LOW CARB

Leia também

High carb (acima) vs. Low carb (a baixo)

Alimentação com alto teor de carboidratosAlimentação com Baixo teor de carboidratos

Reduzindo comidas processadas e com alto teor de carboidratos da dieta infantil, você reduz também o risco de obesidade, diabetes tipo 2, carie dentária e outras doenças de disfunção metabólica. Melhora-se a nutrição, concentração, humor, imunidade, energia e desenvolve-se a preferência por comida de verdade a comidas processadas.

Uma das lições mais valiosas que podemos ensinar às nossas crianças é a importância da comida de verdade, de cozinhar, da nutrição e da saúde. Aquilo que as alimentamos terá um impacto no desenvolvimento de seus corpos agora e terá um impacto na sua saúde no futuro. Doenças crônicas não surgem da noite pro dia, mas durante uma época com extensos períodos de exposição a muitos açúcares, muitos carboidratos, óleos pouco saudáveis e comidas inflamatórias.

Leia também: Comprovada a eficácia da Low Carb na cura do diabetes e da obesidade

Por que reduzir os carboidratos? Quando as crianças comem refeições nutritivas low carb, elas evitam os picos de insulina, as quedas de energia e, mais importante, elas evitam todos os carboidratos inflamatórios que consumem. Muitos pais não estão cientes de quanto açúcar está escondido nas comidas do dia a dia. 77% das comidas processadas têm açúcar adicionado. Dê uma olhada nas duas lancheiras e compare os valores de carboidratos.

Os carboidratos rapidamente absorvidos, que aumentam a glicemia, também se afastam de uma boa nutrição. Por exemplo, o elemento nutritivo num sanduíche de frango e salada é o recheio, o pão é apenas um elemento “de volume” que adiciona praticamente nada nutricionalmente à refeição. De fato, quaisquer vitaminas que a embalagem alega ter, provavelmente foram adicionadas durante o processo de industrialização. Ao remover pães/massas/arroz de uma refeição, sua criança vai se alimentar de vegetais frescos, proteína de boa qualidade e gorduras saudáveis.

Leia também: Guia Visual Low Carb

E a gordura? – Gorduras saudáveis são essenciais para a produção hormonal, função cerebral saudável, desenvolvimento de tecidos, controle do apetite e absorção de vitaminas hidrossolúveis (A, D, E e K). Crianças precisam especialmente de ácidos graxos Omega 3 para um desenvolvimento saudável dos olhos e do cérebro. Evite os produtos Low Fat (com baixa gordura) uma vez que eles geralmente têm açúcar adicionado para melhorar o sabor e a textura. Escolha gorduras saudáveis como: azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, peixes ricos em óleos, oleaginosas, sementes, ovos e carnes. Pare de usar óleos vegetais que são inflamatórios e incrivelmente processados.

Frutas e vegetais? Esses devem ser as principais fonts de carboidratos para crianças. Eles são também valiosas fontes de fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos. Frutas e vegetais não devem ser vistos como iguais. Frutas são incrivelmente ricas em frutose, portanto escolha frutas com pouco açúcar, tais como mirtilo, amora e morango e limite-as de uma a duas vezes ao dia. Reduza frutas tropicais, tais como melões e abacaxis, e evite completamente as frutas secas (desidratadas). O suco de fruta pode conter tanto açúcar quanto alguns refrigerantes. Um copo de suco não é equivalente a chupar 6 laranjas; é equivalente ao açúcar de 6 laranjas. Comer a fruta toda é auto-limitante devido à fibra, mas tomar suco não é. Muitos “sucos de frutas” são, na verdade, água açucarada com gosto de frutas.

Leia também: Vegetais Low-carb – Aprenda sobre eles

Por que sem grãos? Não se deixe enganar pela mensagem de grãos/cereais integrais saudáveis. O trigo moderno não é o mesmo que os nossos ancestrais comiam. Trigo e grãos são atualmente encontrados em quase todas as comidas processadas, então muitas pessoas estão agora consumindo cereais em todas as refeições e lanches, afastando a boa nutrição e aumentando a inflamação com altos níveis de açúcar no sangue. Grãos são usados para engordar animais antes do abate e para forçar alimentação aos gansos para produzirem fígados gordurosos. Comer mais vegetais de longe compensa qualquer perda de fibras e vitaminas de um pão integral. Cereais são ricos em carboidratos e rapidamente absorvidos, levando a picos de insulina.

Então, em vez disso, vamos afastar o lixo. Estimule as suas crianças a comerem mais vegetais, carnes, oleaginosas, sementes e gorduras saudáveis. Estimule e ensine às crianças cozinharem. Estimule-as a escolherem coisas novas na ala dos vegetais. Ajude-as a desenvolverem gosto por comida de verdade e prazer de cozinhar. Cozinhem e preparem comidas juntos. Divirtam-se.

Com encorajamento e orientação você também pode ajudar suas crianças a comerem comida de verdade.

Dicas

  1. Uma refeição de cada vez – se você tem um comedor inquieto, sua casa não vai ser feliz se você for direto e mudar tudo da noite pro dia. Mude ou remove apenas um elemento de cada vez. Remova (ou reduza) os mais óbvios açúcares, tais como doces, bolos e sorvetes, então reduza pães, massas e outras comidas altas em carboidratos. Fique orgulhoso de cada mudança que você fizer e persiga a melhora e não a perfeição.
  1. Seja organizado – planeje suas refeições e tenha muitas comidas frescas em mão. Tenha alguns ovos cozidos na geladeira, sobras no congelador, vegetais frescos já cortados em vasilhas, latinhas de atum na despensa. Prepare vegetais extra toda noite, prontos para o lanche ou para a lancheira do dia seguinte.
  1. Faça jantares duplos – sobras são chaves e muito fáceis de se preparar para lanches escolares. Linguiças cozidas, carne assada, quiche, almôndegas ou ovos (de qualquer jeito) são sempre opções populares. Encha seu congelador de sobras. Aprenda a amar seu freezer!
  1. Reduza o pão – tente lanches livres de pães uma ou duas vezes na semana, aumentando a freqüência até que se livre dele. Tente wraps ou sanduíches abertos para crianças mais relutantes.
  1. Envolva suas crianças – dê-lhes uma escolha limitada de comidas saudáveis para escolherem para que sintam que têm algum controle.
  1. Escolhas – permita que elas deixem um vegetal no prato. Esse é o truque que realmente mudou meu filho de 8 anos. Ele sentiu que tinha o controle final sobre seu jantar, sem saber que ele tinha tudo o que precisava.
  1. Planeje refeições – permita-lhes buscarem em sites de receitas LCHF e em livros de receitas para escolherem refeições e receitas. Deixe que façam seu próprio livro de receitas com colagens.
  1. Comedores exigentes – todas as crianças amam escolher comidas e comer em pequenos pratos. Eu às vezes coloco uma seleção de vegetais, frios e queijos para seu lanche da tarde. Compre uma lancheira com pequenos compartimentos e sirva um Buffet.
  1. Gorduras saudáveis – na refeição, de vez em quando estimule seus filhos a comerem seus vegetais ao colocar gorduras saudáveis na mesa, tais como manteiga, queijo ralado/picado, molhos de salada, patês e óleos saudáveis. Não apenas o sabor vai ser melhorado, mas isso ajuda na absorção dos nutrientes lipossolúveis da refeição. Prepare e embale molhos e patês para molharem seus vegetais na escola.
  1. Bebidas – comece a servir apenas água. Pare de permitir que bebam suco ou refrigerante. Essas podem ser as principais responsáveis por açúcar na refeição.
  1. Cuidado – leia os rótulos de comidas tradicionalmente dadas a crianças tais como passas, barras de granola, iogurte de frutas e cereais. Esses geralmente são os mais culpados. Encontre ou faça sua própria alternativa baixa em açúcar. Você vai saber exatamente o que as compõem.
  1. Dê-lhes um arco-íris – uma refeição colorida é muito mais atraente numa variedade de cores e nutrientes.
  1. Pare de comprar comidas infantis – a maioria das comidas infantis são altamente processadas, com óleos vegetais inflamatórios, grãos e carboidratos. Pizzas, nuggets, massas, torradas e spaghetti com molho. Comece a pedir meia porção de refeição para adultos, ou divida uma porção para adultos entre irmãos.
  1. Tente e tente novamente – deslocar as crianças para a comida de verdade pode ser um desafio. Não vai acontecer da noite para o dia, mas vai acontecer. Continue introduzindo novas comidas e removendo outras.

Não se assuste no começo. Você consegue. É voltar ao básico e dispensar a comida processada. Aqui está um mês de lanche escolar dos meus filhos para que sirva de inspiração. Divirta-se preparando refeições juntos e descobrindo novas receitas. Tantas famílias têm comentado que estão cozinhando pela primeira vez, aprendendo a apreciar comida de verdade e empolgadas com a perspectiva de um estilo de vida mais saudável.

Não pense que você está privando seus filhos de comida processada, você está os ensinando a comerem de forma saudável e permanecerem saudáveis. Você está os alimentando com as gorduras saudáveis e boas fontes de proteínas que seus corpos necessitam de verdade.

Leia também: Como Planejar Seu Emagrecimento

Dicas de lanches

  • Rolinhos – use fatias de frios, folhas de algas ou alface para enrolar e recheie com queijo, salada ou patês
  • Vegetais – corte-os em diferentes formas com uma variedade de molhos e patês
  • Cozinha low carb – faça suas comidas favoritas, mas usando receitas livres de açúcar e grãos
  • Manteigas de oleaginosas, nuts
  • Smoothies – com um leque de gorduras saudáveis e sabores, é incrível o que pode se esconder num smoothie
  • Latas de atum
  • Ovos cozidos
  • Mini quiches – adicione suas carnes e legumes preferidos
  • Variedade de oleaginosas e nuts
  • Fatias/pedaços de queijos
  • Carne seca
  • Abacates

Nós todos somos pais ocupados e fazemos o melhor que podemos com o que temos. Não pense que é uma tarefa impossível. Nós estamos simplesmente alimentando nossas crianças com comidas realmente nutritivas. Refeições não têm que ser complicadas, extravagantes ou difíceis, pelo contrário, elas geralmente são simples, coloridas e frescas.

Plano de ação

  1. Pare de comprar doces, bebidas e assados (pães) cheios de açúcar
  2. Comece a comprar comidas de verdade realmente não processadas. Faça compras no supermercado na ala dos produtos frescos.
  3. Evite todos os óleos vegetais e gorduras trans
  4. Coma comidas densas nutricionalmente
  5. Aumente seu Omega 3 por meio de peixes com óleos, abacates, carnes de animais criados livremente e oleaginosas
  6. Cozinhe em casa, comam juntos

Lembre-se: nós somos LOW carb, e não NO carb. A ênfase é na comida de verdade, gorduras saudáveis, vegetais frescos e proteínas de boa qualidade.

Gostou do texto, deixe um comentário, compartilhe com seus amigos, passei por todo esse processo de mudança com meu filho e posso ajudá-lo caso tenha alguma dúvida! Você será sempre bem-vindo!

Por um mundo mais leve, cheio de crianças saudáveis, em forma e felizes até quando forem adultos!!!

Adriana Araújo, coach de emagrecimento e graduanda em nutrição, adepta do Low Carb desde 2014. Emagreci 35kg sem sofrer e sem passar fome! Aqui você vai encontrar dicas e relatos sobre minha rotina na dieta low carb, receitas e muito mais. Seja bem-vindo!

35 COMENTÁRIOS

    • Olá Cristiane seja bem-vinda!! Pode sim fique à vontade para compartilhar nossos artigos do blog! Um beijo.

  1. Boa Tarde! no mês de janeiro levei minha filha de 11 anos ao pediatra para fazer os exames de rotina e quando chegou o resultado a pediatra dela observou que a insulina estava muito alta e nos encaminhou para a endocrinologista, uma dra excelente que alem de endocrinologista é nutróloga e nos deu todas as orientações para uma dieta low carb e nos indicou a assistir no youtube videos do dro Souto e dro Lair Ribeiro e desde então não paro mais de ler sobre o assunto.Hoje encontrei seu blog e consegui um tesouro em orientações de como agir com as crianças, porque alem da minha filha de 11 anos que ja entende um pouco da importância da alimentação saudável eu também tenho um filho de cinco anos que é mais complicado de entender, mas a partir de agora ja sei como agir . Obrigada!

    • Oi Danieli, bom dia, seja muito bem vinda ao blog, nossa não faz ideia da minha alegria em saber que pude ajudar você de alguma forma, não sei se você leu sobre mim aqui no blog, mas minha história se parece muito com a sua, meu filho de 14 anos também estava com a insulina super alta e foi diagnosticado com diabetes tipo II, esse foi esse o meu principal motivo que me levou a estudar sobre diabetes e alimentação saudável e depois a criar o blog pra passar essa informação a diante, hoje meu filho consegue controlar sua insulina sem transtornos, levando uma vida saudável, feliz e ainda emagreceu mais de 30kg.
      Aproveito para te indicar o blog http://www.pediatradofuturo.com.br que também pode contribuir muito com seus estudos!
      Danieli fique à vontade e qualquer dúvida pode postar aqui que terei o maior prazer em ajudá-los!! Lembre-se de se cadastrar em nosso blog para receber nosso conteúdo por e-mail sempre em primeira mão! Um beijo e obrigada!

  2. Olá ,
    Tenho uma filha de 9 anos . E ela está gordinha . Ela é muito ruim para comer . Não come nada de legumes e verduras . Só come arroz e carne e às vezes farofa ( sei que está toda errada e por comodidade minha acabei a deixando comer mal) mas agora quero que ela emagreça e ela também quer . Preciso de ajuda … como posso fazer para começar ? No almoço ? No jantar ?
    Sei que vai ser uma luta , vai ter mil choros . Mas tenho que fazer isso para o bem dela .

    • Olá Alessandra, primeiro tenha calma e faça tudo com amor, leia as parte de dicas que contém neste post, comece devagar, criar novos hábitos requer pratica e repetição, nós seres humanos levamos de 21 a 60 dias para criar um novo hábito, lembre-se de que nossos filhos seguem nossos exemplos ou seja, não fazem o que falamos e sim o que fazemos!
      Plano de ação para iniciar o processo de mudança:
      Pare de comprar doces, bebidas e assados (pães) cheios de açúcar
      Comece a comprar comidas de verdade realmente não processadas ou seja, carnes de vegetais. Faça compras no supermercado na ala dos produtos frescos.
      Evite todos os óleos vegetais e gorduras trans, utulize manteiga de leite, oleo de coco e azeite extra-virgem para cozinhar
      Coma comidas densas nutricionalmente, carnes, ovos, vegetais e frutas silvestres e com menos açúcar
      Aumente seu Omega 3 por meio de peixes com óleos, abacates, carnes de animais criados livremente e oleaginosas
      Cozinhe em casa, chame as crianças para cozinhar junto com você, comam juntos, fale dos benefícios de cada alimento, ensiná-los o que é bom é o melhor caminho para que eles mudem de forma natural sem repreendê-los! Conte comigo sempre! Mande notícias! Um beijo!

    • Olá Patrícia muito obrigada pelo seu feedback, olha uma das principais atitudes para ajudar nossos pequenos é não ter alimentos processados em casa! Comigo deu super certo! Boa sorte, me mande noticias conte comigo sempre! Um beijo, Adriana.

  3. Eu tb encontrei o seu blog ao procura ajuda para a família, eu e o marido estamos acima do peso e consequentemente a minha filha tb. Ela tem 8 anos e pesa 54kg e precisamos mudar a nossa alimentação. Ela come todo tipo de verdura e legumes e faz caras para algumas frutas mas a-do-r-a arroz. Quando vai repetir a refeição ela só come o arroz, já tentei mudar para o integral e não tive sucesso.
    Quando li sobre a Low Carb a algum tempo achei que pela falta do carboidrato criança não poderia fazer, mas confesso que adorei tudo o que li.

    Seria muito bom se tivesse algumas receitas para fazer com os baixinhos pq como mãe de primeira viagem neste estilo de vida vai ficar difícil.

    Obrigada!!!

    • Olá Silvia, tem receitas aqui no blog, que maravilha o fato de ela gostar de legumes e veduras, não se preocupe com frutas, muitos legumes e verduras contém o mesmo valor nutricional que as frutas, eu entendo seu anseio, e eu sofri muito quando nossa médica me disse que meu filho além de estar acima do peso já havia adquirido o diabetes tipo II, inclusive eu também estava em situação parecida, nossos pequenos tendem a fazer aquilo que fazemos, comece a mudar os hábitos em casa, se você e seu esposo estão acima do peso, introduzam uma alimentação lowcarb no dia-a-dia de vocês, logo logo ela estará seguindo junto com vocês, não proíba o arroz no inicio, introduza os alimentos lowcarb e deixe o arroz por enquanto, você verá que a alimentação lowcarb diminui significativamente a fome e é provável que ela irá diminuir a quantidade de arroz que come gradativamente. Crianças são muito inteligentes, converse com ela sobre as mudanças e sobre os benefícios que vocês terão ao mudar, peça ela pra te ajudar durante o processo, deixe ela participar do preparo dos alimentos, interaja com ela, tenho certeza que você vai conseguir, lembre-se persista e nunca desista. Conte comigo sempre que precisar. Um grande beijo e boa sorte!

    • Olá Katiana, ficou com alguma dúvida aqui neste post? Olha vou ser bem sincera com você, nossos filhos seguem nossos exemplos, comece a mudar os seus hábitos em casa, não seja radical, comece devagar, mudando uma coisa de cada vez, ofereça alimentos low carb em todas as refeições do seu dia-a-dia, descubra quais você e ela gostam mais, coma junto com ela, afinal ela vai querer comer o que os pais comem também, meu filho Gabriel só quis mudar depois de ver minha mudança e minha transformação, isso é muito importante durante o processo. Mas veja como iniciar um estilo de vida low carb para crianças através deste post, qualquer dúvida que tiver pode deixar aqui que terei prazer em ajudá-la. Você está no caminho certo para ajudar sua filha, obesidade é muito sério pois além de trazer riscos para a saúde pode trazer problemas emocionais futuros. Conte comigo sempre e boa sorte! Um beijo, Adriana.

  4. Ameeeeiiiiii!!!!! Vou começar essa semana com as crianças. Eu já estou fazendo essa dieta faz um tempo. Agira eles estão interessados em saude e tb precisam perder peso. Vai ser um desafio com os vegetais, mas sei q chegaremos lá!!!

    • Que lindo Mariane, esse é o resultado do exemplo que tanto falo para os papais e as mamães, os filhos seguem nossos exemplos e não as nossas imposições, quer que seus filhos sejam saudáveis então seja saudável e eles seguirão o exemplo. Mariane me mande notícias e se quiser trocar idéias me envie um e-mail querida, tenho prazer em ajudar você em sua caminhada. Grande beijo, Adriana.

  5. Adorei!!!! Obrigada, seu texto goi muito explicativo, faço low carb e jejum intermitente há um ano, sou ovolactovegetariana há 33 anos e ando preocupada com minha filha de 10 anos que mesmo não comendo muito está um pouco acima do peso, não tinha certeza se poderia empregar low carb no seu dia a dia, mas como acredito que somos o que comemos, comecei a pesquisar o assunto e encontrei vc! Já fiz exames nela e está tudo ok, cheguei à conclusão que realmente os carboidratos processados não fazem bem pra ela, temos uma alimentação bem saudável em casa, principalmente pela minha influência, mas quero reduzir o que puder a entrada de carboidratos processados, vai ser difícil pir conta da influência externa, escola, amigos…mas não sou de desistir!

    • Oi Chris, seja bem-vinda, muito obrigada pelo seu feedback, você está no caminho certo, nossos filhos seguem nossos exemplos, mesmo com influenciadores externos tenha certeza de que ela vai seguir seus exemplos. Fico muito feliz em poder ajudar, me mande notícias! Grande beijo, Adriana.

  6. Meu filho tem 8 anos e está com 49 kilos, come por impulso porque é muito agitado. Estou muito preocupada com sua saúde e pensando em fazer está dieta para dar mais qualidade de vida a ele.
    Onde encontro sites com receitas diárias para me ajudar nesta nova meta ?

    • Oi Lilian seja bem-vinda, com certeza é importante fazer alguma coisa o quanto antes para ajudá-lo, sei como é ver um filho comendo por ansiedade e engordando a cada dia que passa, não fique se apengando em receitas, o mais importante é retirar alimentos processados de casa, comer comida de verdade sem rótulos, o mais importante é não ter esses alimentos processados em casa, procure incluir ovos, queijos, frutas como morango, goiaba, melão, maracujá, acerola, pêssego, amora, ameixa, procure trocar pães por ovos mexidos ou omelete, iogurtes naturais integrais, ao invés de arroz faça um purê de couve-flor ou cenoura, deixe ele comer até se saciar desses alimentos, não precisa ficar medindo, tente estabelecer um dia da semana para comprar alguma coisa que ele goste, proibir não é o melhor caminho, converse com ele sobre os riscos que a obesidade pode trazer como diabetes, hipertensão, esteatose hepática, dislipidemia entre outras. Veja aqui algumas receitas Panini Low Carb Sem Glúten Guia para Iniciantes da Dieta Low Carb (Completo e Fácil) Café da manhã Low Carb – O que comer Boa sorte e conte sempre comigo, um beijo. Adriana Araújo.

  7. Eu não achei o cardápio cá lancheira saudável. Estou com meu
    Filho de 9 anos com 61 kg e 1.46m. Precisando urgente de dicas para reverter isto.

    • Oi Janielli, tudo bem?
      Tem algumas idéias aqui no post, mas você pode incrementar como achar melhor! Eu sempre indico essa página do insta @lancheirafeliz tem muuuuuuuuita idéia de lanche saudável para nossas crianças lá! Outra coisa legal seria procurar um nutricionista lowcarb perto de você para orientá-la melhor! Conte comigo e me dê notícias! Um beijo e boa sorte!

  8. Bom dia!! Minha filha tem 11 anos e está com a insulina muito alta. Sei que é devido a alimentação e me sinto muito mal por isso. Pelo fato de trabalhar e chegar cansada em casa, acabo recorrendo as comidas fáceis, rápidas de fazer e que eles não vão encrencar para comer. Mas sei que está errado e estou completamente perdida sem saber por onde começar. Me sinto incapaz de cuidar dos meus filhos da forma correta, e estou acabando aos poucos com a saúde deles. Estou desesperada!!!!

    • Olá Luciane!!! Primeiro não se desespere menina!!! Para tudo se tem solução!!!
      Sei que não é tarefa fácil cuidar da alimentação de casa, mas precisamos!
      O que falta pra você é só planejamento, planeje desde o cardápio da semana, as compras no mercado até o preparo dos alimentos, procure ter na dispensa e na geladeira apenas alimentos saudáveis, o principal é não ter em casa (acredite essa é a chave para tudo dar certo) quando quiser comer algo diferente aproveite para comer fora com eles e não leve para casa (escolha um dia específico para isso, dá certo com crianças), programe o cardápio da semana, e deixe tudo pré-preparado, é possível fazer ovos mexidos em menos de 3 min, cozinhe legumes e deixe picado na geladeira, bifes temperados, folhas lavadas, tenha queijo sempre a mão, frutas lavadas e prontas para consumo (crianças podem pegar as frutas na geladeira quando estiver com fome) se forem pequenas pode deixar as frutas já picadas nos potinhos, tem diversas formas de se programar para não cair na procrastinação! Mas lembre-se é preciso dar o primeiro passo e querer mudar! Tenho certeza que você consegue!!! Conte comigo sempre! um beijo.

  9. Boa noite!
    Olá, pesquisando sobre a dieta low carb para minha filha de 10 anos, encontrei seu site e me interessou bastante. Parabéns!!
    Minha filha está com o triglicerídeo alto, 142, em jejum. Gostaria de saber como fazer para que esta taxa baixe.
    Desde já agradeço a atenção,
    Conceição Sabino.

    • Olá Conceição, seja bem vinda, triglicérides alto tem relação com excesso de carboidratos refinados, esses carboidratos estão presentes em açúcares, doces, farináceos, fast-foods, biscoitos… reveja a alimentação dela, ela pratica alguma atividade física? seria ótimo. O ideal é procurar um nutricionista pediátrico ele poderá ajudar melhor de perto! A regra ouro para uma alimentação saudável é consumir alimentos in-natura (carnes, ovos, frutas e hortaliças em geral, entre vários outros) preparados de preferencia em casa. Me mande notícias dela e conte comigo sempre.

  10. Oi!
    Tenho uma filha de 7 anos magra que agora nos exames dela deu colesterol total de 175 e glicemia de 103.
    Como posso reverter essa situação com a dieta low carb?

    • Olá Cleiciane, como vai?
      Tem vários outros fatores relacionados com aumento de colesterol e glicemia, uma dica ouro que vou te dar é evitar alimentos processados e ultraprocessados, (a dica aqui é não ter isso em casa), caso for fazer uso desses produtos da industria procure consumir fora de casa e esporadicamente, nossos filhos tendem a seguir nossos hábitos, no entanto precisamos rever a nossa alimentação para assim entender o que podemos estar fazendo de errado que reflete diretamente neles, pois não faz sentido oferecer carnes, frutas e legumes aos filhos se comemos macarrão com batata frita? Faz sentido pra você? Temos uma responsabilidade enorme com o estado nutricional de nossos pequenos, visto que somos nós que colocamos o alimento dentro de casa. Mas o melhor de tudo é saber que tem solução e que podemos reverter esse quadro com a mudança de crenças e hábitos que adquirimos erroneamente com o passar do tempo. Eu sugiro que utilize a minha dica ouro pois deu muito certo aqui em casa e tem ajudado muito outras mamães também, sugiro também que procure um nutricionaista ou endocrinologista ou nutrólogo especializado em dietas paleo e lowcarb, eles com certeza poderão te orientar corretamente. http://profissionaislowcarb.blogspot.com/ veja neste link se tem algum profissional aí pertinho de você! Fique tranquila que é possível corrigir isso apenas com a alimentação! Grande beijo e me mande notícias da Ana Alyce.

  11. Adorei as dicas sou mãe e estou muito aflita procurando uma solução meu filho de 11 anos está com 70 kilos minha filha de 9 anos com 50 kilos quero focar em nós ajudar eu preciso tomar uma decisão eu como mãe sempre que faço as comprar sempre eu que faço as refeições preciso mudar isso já 💪🏽💪🏽

  12. Adorei a matéria…
    Obrigada minha filha tem 10 anos e comendo tão errado com a gente. .. estamos reiniciando.. espero que de certo…

    • Oi Priscila, que coisa boa, comece devagar, vai mudando uma coisa de cada vez, exemplo ofereça mais legumes cozidos e saladas, faça purês ao invés de só arroz todos ok dias, faça omeletes de vários sabores e acrescente legumes ralados ao bater os ovos (ex.:cenoura, chuchu, abobrinha…), evite colocar açucares nos alimentos e ofereça os de forma natural, vai desmamando aos poucos, conte comigo!!! Acredite o poder de mudar os hábitos dentro de casa está em nossas mão, por isso mãos à obra! beijos. Adriana.

  13. Olá. Adorei o artigo, muito obrigada.
    Já sou adepta da alimentação cetogênica a mais de 6 meses, e vendo como tem mudado minha vida e minha saúde, estou procurando a mesma mudança para minha filha de 5 anos. Sei que não posso introduzir exatamente o mesmo menu, mas comecei com as pequenas mudanças; cortei açucares, refinados, industrializados, e embutidos. Trocamos as bolachas recheadas por palitos de cenoura e batata doce, os pudins de chocolate por pudins de banana com cacau sem açúcar, e o macarrão por “macarrão” de ovos coreano. No inicio foi um pouco difícil, e ainda há algumas coisas que quero ir trocando aos poucos ( como o arroz e feijão e batata que ainda não eliminei por completo, mas tenho substituído em doses) Estamos trabalhando a ideia emocional da alimentação, e o conceito de comer para viver e não viver para comer. Tenho trabalhado também a ideia de comer dessa forma para ser saudável, e como ser mais saudável é importante. Nesse período de Covid-19, qual estamos mais tempo dentro de casa com as crianças, é bom criar novas rotinas e novos hábitos. Recebo porem muitas criticas por essa minha escolha, pois minha filha não possui nenhum problema de saúde que normalmente é o motivo para adotar uma dieta mais restritiva. E é difícil fazer as pessoas , até dentro do meu próprio circulo social, entenderem que essa minha escolha é uma atitude visando a saúde a longo prazo. Acredito que dando suporte e conhecimento para ela, no futuro quando adulta, ela poderá escolher quais serão seus hábitos alimentares com muito mais facilidade e conhecimento do que eu tive, por exemplo.

    • Perfeito Paula, é este mesmo o caminho e a ideia de alimentação saudável, existem alimentos densos nutricionalmente e alimentos com baixo nutrientes, trabalhe a técnica do 80/20, crianças que estão em fase de crescimento e de descoberta são muito mais fáceis de trabalhar os bons hábitos, esse exemplo que você está dando a ela vai ser para a vida toda!!! Quanto ao que os outros dizem não importa, uma mãe sempre sabe o que é melhor para seu filho! Parabéns pela atitude e acredite você está fazendo o certo pela sua filha. Grande beijo e me mande notícias, achei linda a sua história, quer contar ela aqui no blog? Se sim, me envie um e-mail para coachadrianaaraujo@gmail.com te explico como funciona. Grande beijo pra vc e para sua pequena.

  14. Olá Adriana, achei bem interessante seu texto. Cai aqui pq meu filho tem diabetes TIPO 1 desde os 9 meses de idade. Está com 1 ano e 7 meses agora, menos de 1 ano de diagnostico.

    Enfim… comecei a estudar sobre LOWCARB e vi que comemos muuito carboidrato em casa! A base da minha alimentação é banana, aveia, batata doce, inhame, arroz e feijão. São alimentos saudáveis mas ricos em carboidratos! Você tem alguma dica de como melhorar isso ou na fase dele é importante os carboidratos mesmo?

    Para controlar a diabetes usamos a contagem de carboidrato, mas ás vezes come muito ás vezes come só a carne.

    Enfim.. já agradeço pelo seu texto

    • Olá Amanda, como vai? A lowcarb veio como divisor de águas para quem precisa lidar com o diabetes, a contagem de carboidratos é importante e ajuda principalmente na hora de usar a dose certa de insulina, tanto crianças quanto adultos não precisam de carboidratos refinados, açúcares ou produtos industrializados. O importante e comer comida de verdade, carne, ovos, legumes, verduras, as frutas são guloseimas da natureza, tenha sempre isso em mente, portanto escolha frutas com pouco açúcar, tais como mirtilo, amora e morango e limite-as de uma a duas vezes ao dia. Feliz em ter você aqui!! Sugiro a leitura deste post Low Carb Infantil Me mande notícias, um abraço. Adriana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.